AT1.OT-O papel da inclusão digital na gestão
escolar
Aluna: Eliana da Costa C. markies
Neste
artigo tentarei esboçar a relação existente entre a inclusão digital e o
trabalho de gestão e diálogo com a comunidade escolar. Para iniciar este estudo
tentarei definir como entendi a inclusão digital, incluir significa fazer parte,
inserir, incorporar, introduzir alguém no uso das tecnologias da informação mas
não apenas oferecendo acesso as máquinas mas meios de utilizá-la com entendimento
e para crescimento pessoal e enquanto cidadão que usa tecnologias para melhorar
sua vida. Segundo informação obtida a inclusão
digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias
da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade
da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária,
maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é
aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para
trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas
condições de vida a fim de buscar novas oportunidades de emprego, meios de
comunicação, formas de obter aprendizado entre outras. Assim, trazer mais
benefícios para a vida pessoal e profissional do cidadão. Disponível em: <http:/www.wikipedia.org/wiki/Inclusão_digital> Acesso em 7 de dezembro de 2014.
Assim,
conclui que incluir uma pessoa
digitalmente não é apenas "alfabetizá-la" em informática, mas sim
fazer com que o conhecimento adquirido por ela sobre a informática seja útil
para melhorar seu quadro social. Somente colocar um computador na mão das
pessoas ou vendê–lo a um preço menor não é, definitivamente, inclusão digital. Disponível
em: < http://caminhoinclusaodigital.wikidot.com/o-que-e-inclusao-digital >
Acesso em 7 de dezembro de 2014. Enfim não basta a ferramenta para termos a
inclusão digital precisamos da parceria com a educação pois através dela a
população terá condições efetivas de usar com entendimento todas as ferramentas
que as tecnologias são capazes de oferecer inserindo-o no mundo moderno com o
qual tecnologia vem para facilitar sua vida.
No meu
dia-a-dia fazendo um paralelo com isto tenho como realidade que o governo
oferece uma sala de informática com 12 computadores para que os professores
utilizarem os mesmos como ferramentas de ensino aprendizagem inserindo os
alunos na era digital, ensinando-os e na verdade aprendendo com eles a
utilização das informações não apenas para jogos que é o que os alunos mais procuram. Esta
experiência com a sala de informática ainda não foi satisfatória pois os
próprios professores ainda não estão incluídos digitalmente ( a dificuldade na
utilização, o medo de errar etc atrapalham ) e este ano o governo verificando
esta dificuldade, colocou um estagiário dentro da sala de informática para
atender e acompanhar os professores durante as aulas e também atender a
comunidade do bairro que queira utilizar a sala. Dentro deste propósito vejo
que na realidade a comunidade procura a escola e a esta atividade forma uma
parceria com a comunidade mas ainda percebo que quem mais precisa ainda está
muito longe de estar incluído e entender as tecnologias da informação. O
governo do estado disponibilizou a secretaria digital para os pais verificarem
boletins e outras informações dos alunos mas a resistência é muito grande tanto
por parte dos pais por desconhecimento quanto por parte dos professores que se
negam a esta adaptação. Para a inclusão partir da educação deveria acontecer
uma capacitação de toda a rede não só com a utilização dos PCs mas de todos os
recursos que a tecnologia nos oferece atualmente. Até nós gestores durante as
reuniões e no nosso dia-a-dia ainda não nos sentimos preparados e recorremos a pessoas mais novas
que cresceram nesta era digital e se sentem mais a vontade na sua utilização
pois isto faz parte da sua vivência diária. Dentro do conteúdo lido no material
disponibilizado na OT percebo que tanto professores, alunos e comunidade em
geral se adaptaram mais na utilização das redes sociais e recursos dos
celulares a obtenção de informação ainda é pouco utilizada. Finalizando segundo texto do material de apoio em http://www.cfge.ufscar.br/file.php/354/EG_2014/OT/Materiais_Didaticos/Material_Didatico_Principal/ot_materialdidatico_a_internet_e_a_inclusao_digital_de
forrmaçãoe_paulomontanaro_versaofinal.pdf pensar a Inclusão Digital não é somente abordar
a questão tecnológica, mas principalmente questões políticas, sociais e educativas.
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