Secretaria
de Estado da Educação
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO
DE LINS
“ESCOLA ESTADUAL PROFª
MINERVINA SANT' ANNA CARNEIRO”
Rua Paulo
Aparecido Giraldi, 1519, Bairro do Junqueira –
fone 3522-1711 – Lins - SP
e-mail:
e026086a@educacao.sp.gov.br
AVALIAÇÃO
INSTITUCIONAL, NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
A escola Minervina por ser Pública
e Estadual já realiza a avaliação institucional ao final de cada ano como segue
abaixo e no ano de 2014 também implementou uma avaliação institucional em que
todos os pais levaram para casa para respondê-la, depois estes dados foram
tabulados e apresentados para equipe durante o planejamento de inicio de ano
para servir de parâmetro no processo de planejamento das atividades.
Assim temos dois modelos de avaliação, mas os textos disponibilizados na
biblioteca do curso na disciplina de PPGE alertaram para a necessidade de
envolver o Conselho de escola na avaliação institucional o que achei muito
produtivo pois até então a equipe avaliava mas não fazíamos uma reunião
específica com o conselho para isto, também achei muito interessante analisar
características do Bairro e nível de escolaridade da comunidade e dos pais
estes dados são enriquecedores na reflexão.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
1)
Gestão de Pessoas
Itens Observados
|
Atende
|
Descrição e/ou Orientações
|
|||
SEMPRE
|
FREQUENTE
MENTE
|
ÀS VEZES
|
NUNCA
|
||
1) Professores e PCs participam de
ações de formação continuada que os ajudem a trabalhar com os alunos
portadores de necessidades educacionais especiais, atuando de acordo com o
paradigma de inclusão?
|
|
|
|
|
|
2) É feito o diagnóstico das demandas
de formação dos profissionais da escola?
|
|
|
|
|
.
|
3) Há troca de experiências vivenciadas
nas ações de formação continuada de aperfeiçoamento da equipe escolar, a fim
de aprimorar o trabalho da escola?
|
|
|
|
|
.
|
4) Há uma organização do trabalho
desenvolvido em ATPC de modo a contribuir para a formação contínua do
professor e a melhoria de sua prática de ensino?
|
|
|
|
|
|
5) Há organização de ações voltadas
para a integração entre os profissionais da escola, pais e alunos?
|
|
|
|
|
|
6) Os funcionários da escola recebem
orientações de como atender pais, alunos e professores?
|
|
|
|
|
|
7) Existe na escola algum procedimento formalizado para
avaliar o trabalho realizado durante o ano por todas as pessoas que ali
trabalham?
|
|
|
|
|
|
8) Representantes dos diversos
segmentos da comunidade escolar (direção, professores coordenadores,
professores, funcionários, alunos, pais, mães e responsáveis) participam das
avaliações das pessoas que trabalham na escola?
|
|
|
|
|
|
9) Caso esses momentos avaliativos
existam, as pessoas costumam opinar sobre como melhorar os trabalhos
realizados na escola?
|
|
|
|
|
|
10) É feita a divulgação do Regimento
Escolar, das normas legais e de convivência que orientam os direitos e
deveres dos professores, funcionários, pais e alunos?
|
|
|
|
|
|
11) Existem práticas de valorização e
reconhecimento do trabalho e esforço dos professores e funcionários da
escola, no sentido de reforçar ações voltadas para a melhoria da qualidade do
ensino?
|
|
|
|
|
|
FICHA SÍNTESE
FRAGILIDADES
|
POTENCILAIDADES
|
|
|
2) Gestão Participativa
Itens Observados
|
Atende
|
Descrição e/ou Orientações
|
|||
SEMPRE
|
FREQUENTEMENTE
|
ÀS VEZES
|
NUNCA
|
||
1) A escola possui uma proposta pedagógica escrita (em
forma de documento)?
|
|
|
|
|
|
2) Os professores participaram ativamente da elaboração
da proposta pedagógica da escola?
|
|
|
|
|
|
3) Estão explícitos na proposta pedagógica os objetivos
que a escola pretende atingir?
|
|
|
|
|
|
4) A proposta pedagógica foi elaborada com a participação
de toda a comunidade escolar (alunos,
pais, diretor, funcionários em geral, conselheiros tutelares e demais
membros da comunidade escolar)?
|
|
|
|
|
|
5) Todos os que trabalham na escola, pais e alunos
conhecem a proposta pedagógica da escola?
|
|
|
|
|
|
6) A proposta pedagógica é atualizada
periodicamente?
|
|
|
|
|
|
7) O Conselho de Escola
tem normas de funcionamento conhecidas por todos?
|
|
|
|
|
|
8) Os membros dos colegiados recebem orientações à luz
da legislação vigente para o exercício de suas funções?
|
|
|
|
|
|
9) Há Grêmio Estudantil ou outros grupos juvenis
participando da tomada de decisões na escola e ajudando os alunos a se
organizarem?
|
|
|
|
|
|
10) A escola oferece condições para o
fortalecimento do Grêmio Estudantil e/ou grupos juvenis?
|
|
|
|
|
|
11) Há participação dos alunos nos
Conselhos de Escola, de Classe e Série?
|
|
|
|
|
|
12) O cumprimento do planejamento dos
professores é acompanhado pela equipe de gestão e comunidade escolar?
|
|
|
|
|
|
13) São promovidas parcerias com
entidades, empresas, profissionais, instituições diversas, visando à melhoria
da gestão escolar, ao enriquecimento do currículo escolar e à aprendizagem
dos alunos?
|
|
|
|
|
|
14) As regras de convivência da escola
são claras, conhecidas e respeitadas por toda a comunidade escolar?
|
|
|
|
|
|
15) O diretor, juntamente com
professores, alunos e demais membros da comunidade escolar, procura resolver
os conflitos que surgem entre as pessoas no ambiente escolar (brigas,
discussões, etc.), com base no diálogo e na negociação?
|
|
|
|
|
|
16) Os alunos participam da elaboração
das regras de convivência na escola?
|
|
|
|
|
|
17) As informações circulam de maneira
eficiente e precisa entre pais, professores, demais profissionais da escola,
alunos e outros membros da comunidade escolar?
|
|
|
|
|
|
18) Ocorre a socialização das
informações recebidas nas reuniões/orientações técnicas, das ocorrências dos
diferentes períodos, orientando os rumos do cotidiano escolar?
|
|
|
|
|
|
19) O livro de Registro de
Reclamações/Sugestões (Lei N.º 10 294/1999) está disponível aos usuários em
local de fácil acesso e ampla visibilidade.
|
|
|
|
|
|
20) Interação Escola/Comunidade se consolida pela
disponibilização do espaço da Escola, nos fins de semana e período de férias,
para a realização de atividades que congreguem a comunidade local, de modo a
garantir a maximização de seu uso e a socialização de seus bens, garantidos
os preceitos legais.
|
|
|
|
|
|
FICHA SÍNTESE
FRAGILIDADES
|
POTENCILAIDADES
|
3) Gestão Pedagógica
Itens Observados
|
Atende
|
Descrição e/ou Orientações
|
|||
SEMPRE
|
FREQUENTEMENTE
|
ÀS VEZES
|
NUNCA
|
||
1) Há divulgação e apropriação das
diretrizes que orientam a organização da gestão e do currículo Oficial do
Estado de São Paulo?
|
|
|
|
|
|
2) Existe discussão coletiva das
competências comuns desenvolvidas pelas diferentes áreas do currículo?
|
|
|
|
|
|
3) Há registros sobre o que os alunos aprenderam no ano
anterior para preparar o planejamento do ano letivo?
|
|
|
|
|
|
4) Há uso sistemático de estratégias
didáticas diversificadas, de diferentes materiais didáticos e dos
equipamentos existentes na escola?
|
|
|
|
|
|
5) Há acompanhamento pela equipe
gestora com registro das atividades pedagógicas desenvolvidas pela equipe
docente, de modo a garantir a articulação dessas ações com a proposta da
escola?
|
|
|
|
|
|
6) São identificados, ao longo do ano
letivo, os resultados e as dificuldades de aprendizagem dos alunos e são
desenvolvidas ações pedagógicas, tendo por objetivo a melhoria contínua do
rendimento e sucesso escolar?
|
|
|
|
|
|
7) Os alunos são avaliados através de diferentes
instrumentos de avaliação?
|
|
|
|
|
|
8) Há devolutiva aos alunos das
avaliações realizadas?
|
|
|
|
|
|
9) Os registros do Conselhos de Classe
e Série são considerados para organizar o acompanhamento pedagógico
diferenciado?
|
|
|
|
|
|
10) Os instrumentos, critérios e formas
de registros de avaliação são definidos coletivamente?
|
|
|
|
|
|
11) Há planejamento e avaliação
constantes das atividades de recuperação contínua?
|
|
|
|
|
|
12) A comunidade escolar tem
informações sobre a quantidade de alunos que são reprovados a cada ano?
|
|
|
|
|
|
13) A comunidade escolar sabe quais são
as disciplinas em que os alunos apresentam maior dificuldade de aprendizagem
e isso recebe atenção especial da
direção e dos professores?
|
|
|
|
|
|
14) A equipe escolar busca compreender
as causas das dificuldades de aprendizagem? Expõe e discute essas causas com
a comunidade?
|
|
|
|
|
|
15) Os critérios de reagrupamento de
alunos são explicados aos pais e explicitados na proposta pedagógica e de
acordo com os objetivos educacionais?
|
|
|
|
|
|
16) A equipe escolar discute com os
alunos/comunidade escolar o mecanismo de trajetória dos alunos na escola
(progressão continuada, progressão parcial, reclassificação, etc)?
|
|
|
|
|
|
17) A escola desenvolve estratégias
para melhorar o relacionamento professor – aluno e fortalecer o vínculo dos alunos com a
escola?
|
|
|
|
|
|
18) Os pais e as mães
comparecem e participam ativamente das reuniões sobre a vida escolar dos
alunos?
|
|
|
|
|
|
19) São realizadas
inovações e projetos de melhoria da prática pedagógica da escola que resultem
na elevação da autoestima e na formação integral dos alunos?
|
|
|
|
|
|
20) É realizado na escola o processo
pedagógico, considerando os princípios de inclusão, as necessidades
diferenciadas e/ou especiais dos alunos?
|
|
|
|
|
|
21) A comunidade escolar discute o Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA) para assegurar os direitos e deveres nele estabelecidos?
|
|
|
|
|
|
22) Preservação do patrimônio escolar é objeto de
ação pedagógica desenvolvida pela equipe gestora e pelos professores e contam
com os devidos registros
|
|
|
|
|
|
FICHA SÍNTESE
FRAGILIDADES
|
POTENCILAIDADES
|
|
|
4) Gestão de Serviços de Apoio, Recursos
Físicos e Financeiros:
Itens Observados
|
Atende
|
Descrição e/ou Orientações
|
|||
SEMPRE
|
FREQUENTE
MENTE
|
ÀS VEZES
|
NUNCA
|
||
1) Há Livro de Protocolo de documentos
na secretaria e todas as solicitações à Administração são feitas através de
requerimento escrito, no qual consta no despacho do Diretor de Escola com a
devida justificativa em casos de indeferimento da solicitação?
|
|
|
|
|
|
2) A Unidade Escolar inscreve todos os
interessados em matrículas no Sistema de Cadastro Geral de Alunos e, não
havendo vaga na própria Escola, faz o encaminhamento informatizado para a
Escola mais próxima, ou a desejada pelo aluno?
|
|
|
|
|
|
3) Os professores e funcionários têm sua vida funcional
regularizada/atualizada e suas demandas são prontamente atendidas?
|
|
|
|
|
|
4) As solicitações dos órgãos centrais
são prontamente atendidas?
|
|
|
|
|
|
5) É promovida a utilização apropriada
das instalações, dos equipamentos e dos materiais pedagógicos existentes para
a implementação do projeto pedagógico?
|
|
|
|
|
|
6) São promovidas ações que favoreçam a
conservação, higiene, limpeza, manutenção e preservação do patrimônio escolar
- instalações, equipamentos e materiais pedagógicos?
|
|
|
|
|
|
7) É
planejada, acompanhada e avaliada a execução dos recursos financeiros pelo
Diretor da escola, levando em conta as necessidades do projeto pedagógico, os
princípios da gestão pública e a prestação de contas à comunidade?
|
|
|
|
|
|
8) A utilização dos
recursos é discutida democraticamente e tem se dirigido aos problemas
prioritários?
|
|
|
|
|
|
9) A direção presta contas à comunidade
escolar, apresentando regularmente o orçamento da escola e seus gastos?
|
|
|
|
|
|
10) O Conselho de Escola participa das
definições orçamentárias da escola?
|
|
|
|
|
|
11) Os Termos de Visita da Supervisão de
Ensino estão disponíveis para vistoria das autoridades escolares em pasta/
arquivos devidamente organizados?
|
|
|
|
|
|
12) O Diretor da escola realiza a manutenção preventiva do prédio e
dos equipamentos (verificação de NF e do serviço executado, inclusive
recolhimento da GPS)?
|
|
|
|
|
|
13) O Diretor da escola verifica se há
instalações inadequadas e que necessitam de programação do uso dos recursos
de manutenção preventiva do prédio?
|
|
|
|
|
|
14) Os recursos “Trato na Escola” - 2014
foram aplicados de acordo com sua destinação e houve a prestação de contas
junto aos órgãos centrais da Pasta?
|
|
|
|
|
|
15) Há priorização na manutenção de
salas de aula, espaços coletivos e quadras poliesportivas e outros espaços
destinados aos alunos?
|
|
|
|
|
|
16) Há limpeza e conservação do prédio
escolar – limpeza, pintura, identificação e apresentação?
|
|
|
|
|
|
17) Há condições e procedimentos na
cozinha (telas nas janelas, lâmpadas com proteção, botijão na área externa,
armazenamento dos utensílios e alimentos, ralos cobertos, uso de toucas,
limpeza da cozinha, ventiladores na área de manipulação dos alimentos) -
Portaria do Centro de Vigilância Sanitária n° 6/1999?
|
|
|
|
|
|
18) Como é a situação dos banheiros
(Norma regulamentadora 24 editada pelo Governo Federal): há limpeza;
sabonetes e secagem das mãos; portas dos boxes fechando; papel higiênico,
assento sanitários e lixeiras?
|
|
|
|
|
|
19) Há coleta seletiva de resíduos
sólidos?
|
|
|
|
|
|
20) Há bebedouros com recipiente
próprio para tomar água (copos ou canecas)?
|
|
|
|
|
|
21) A Escola conta com serviço de
limpeza terceirizado e este é eficiente, eficaz e efetivo?
|
|
|
|
|
|
22) A Escola não conta com serviço de
limpeza terceirizado, mas conta com ASE?
|
|
|
|
|
|
23) A Sala do Acessa Escola está
adequadamente dimensionada e atende às necessidades pedagógicas para o ensino
e aprendizagem?
|
|
|
|
|
|
24) Os equipamentos enviados pela FDE,
que incluem instalação e manutenção terceirizada estão em funcionamento e a
Escola é atendida em suas solicitações?
|
|
|
|
|
|
25) Gestão de recursos financeiros é objeto de
decisões nas instâncias colegiadas e há ampla divulgação de prestação de
contas com painéis/murais na Unidade Escolar?
|
|
|
|
|
|
26) Todas
as aplicações são devidamente analisadas e aprovadas pelo Conselho Fiscal da
APM, bem como as prestações de contas realizadas conforme determina a
legislação vigente?
|
|
|
|
|
|
27) Há
Plano Anual de Aplicação de Recursos de amplo conhecimento na comunidade
escolar. O Plano é cumprido de forma regular.
|
|
|
|
|
|
28) Livro de Registro de Ponto Docente
apresenta correta escrituração, com consignação de ausências, retiradas
médicas, participação em Orientações Técnicas, aulas ministradas em caráter
eventual e outros?
|
|
|
|
|
|
29) O livro de Registro de Ponto
Administrativo apresenta correta escrituração, com consignação de ausências,
retiradas médicas, participação em Orientações Técnicas?
|
|
|
|
|
|
30) Há livro de atas lavradas de
Atribuição de Classes e Aulas corretamente consolidadas?
|
|
|
|
|
|
31) Há controle de faltas consideradas
abonadas, justificadas, injustificadas, bem como faltas e licenças médicas de
todos os funcionários da Escola?
|
|
|
|
|
|
32) O módulo de Agentes de Organização
Escolar e Agentes de Serviços Escolares está completo e os funcionários
desenvolvem suas atribuições no controle do pátio e na emissão de documentos
escolares?
|
|
|
|
|
|
33) As Fichas Cadastrais do Aluno estão
atualizadas, regularmente preenchidas e contam com o devido deferimento do
Diretor de Escola nas matrículas efetuadas?
|
|
|
|
|
|
34) Os Diários de Classes contam com os
devidos registros de competência dos professores (frequência, processo de
ensino-aprendizagem, avaliação e compensação de ausências, no mínimo) e são
vistados bimestralmente pela Direção?
|
|
|
|
|
|
35) Os Históricos Escolares e
Declarações emitidos estão de acordo com a legislação vigente.
|
|
|
|
|
|
FICHA SÍNTESE
FRAGILIDADES
|
POTENCILAIDADES
|
|
|
5) Gestão de Resultados Educacionais:
Itens Observados
|
Atende
|
Descrição e/ou Orientações
|
|||
SEMPRE
|
FREQUENTE
MENTE
|
ÀS VEZES
|
NUNCA
|
||
1) É identificado o caráter educativo
do ambiente físico, social e cultural da escola na organização de seus
espaços e práticas?
|
|
|
|
|
|
2) Os dados obtidos pela avaliação periódica do
trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe escolar são utilizados para
reorientar as atividades?
|
|
|
|
|
|
3) É feita a análise sistemática dos
resultados das avaliações dos alunos com a finalidade de planejar a correção de rumos?
|
|
|
|
|
|
4) A equipe escolar calcula o número
total de faltas dos alunos periodicamente?
|
|
|
|
|
|
5) Há levantamento sistemático junto
aos alunos para identificar as razões para a frequência irregular às aulas e
tomar medidas em curto prazo para compensar as ausências e recuperar a
defasagem de aprendizagem?
|
|
|
|
|
|
6) A escola faz acompanhamento
sistemático do numero de alunos evadidos ou que abandonaram a escola?
|
|
|
|
|
|
7) A equipe escolar busca compreender
as causas do abandono ou da evasão e adota medidas para trazer de volta esses
alunos? E essas medidas têm gerado bons resultados?
|
|
|
|
|
|
8) São divulgados e discutidos com os
pais e comunidade, os resultados das ações educacionais voltadas para a
aprendizagem dos alunos, tais como: taxas de evasão, abandono, distorção
entre idade e série, avaliações de aprendizagem, etc.)?
|
|
|
|
|
|
9) São constatados índices positivos de satisfação dos
pais, dos alunos e dos professores com a escola, a partir de levantamentos
periódicos?
|
|
|
|
|
|
10) São adotados mecanismos de
monitoramento e avaliação da implementação do projeto pedagógico da escola, e
propostos planos de melhoria para sua implementação, junto aos professores,
alunos e pais, tais como: autoavaliação da equipe escolar e dos alunos e
avaliação institucional?
|
|
|
|
|
|
11) O Resultado da avaliação é objeto
de consolidação na Ficha Individual de Avaliação Periódica de cada aluno,
conforme Del. CEE/SP Nº 120/2013 alterada pela Del. CEE/SP 127/2014.
|
|
|
|
|
|
FICHA SÍNTESE
FRAGILIDADES
|
POTENCIALIDADES
|
|
|
Avaliação Institucional que os alunos levaram para casa:
EE. Prof. Minervina Sant’Anna Carneiro
PESQUISA AOS PAIS – 2º SEMESTRE – Avaliação
Institucional/ANO LETIVO 2014
SENHORES
PAIS, SEJAM SINCEROS AO RESPONDER ESTE QUESTIONÁRIO! A OPINIÃO DE VOCÊS SERÁ
MUITO IMPORTANTE PARA QUE POSSAMOS SUPERAR AS FRAGILIDADES DA NOSSA ESCOLA!
ü
DADOS
PESSOAIS:
Nome do
Aluno(a):_______________________________________________Ano/Turma:__________
Nome do
Responsável (1)___________________________________________________
Documentos
Pessoais - RG:__________________CPF:____________
Endereço:___________________________Nº______celular___________
Bairro:________________________Telefone Fixo:__________________
ü
FATOR
SÓCIO ECONÔMICO:
Quantas
pessoas residem na casa?_____________________Quantas estão
trabalhando?___________________
A
renda da família está entre:
( ) até um salário mínimo / ( ) de dois a três salários mínimos / ( ) acima de três salários mínimos.
No ambiente
familiar existem problemas com:
( ) alcoolismo / ( ) tabagismo / ( ) dependência química / ( ) presos / ( )nenhum deles.
ü
ESCOLA:
Você considera a qualidade
da Escola que seu filho(a) estuda:
( )
Ótima ( ) Boa (
) Regular ( ) Péssima
Com relação ao desenvolvimento
da aprendizagem do seu filho(a) nesta Escola, você está:
( ) Muito
Satisfeito ( ) Satisfeito (
) Insatisfeito ( ) Preocupado
Sobre o acompanhamento
nas atividades escolares do seu filho(a), você se considera:
( ) Bem
presente ( ) Deve auxiliar mais (
) Estou insatisfeito com as atividades escolares propostas.
Com relação ao trabalho
da Professora do seu filho(a), você está:
( ) Muito
Satisfeito ( ) Satisfeito (
) Insatisfeito ( ) Preocupado
Quando necessitou de atendimento da Diretora Dona Eliana, você sempre foi:
( ) Bem
atendido ( ) Mal atendido (
) Não conseguiu resolver o seu problema.
Quando necessitou de atendimento das Coordenadoras Dona Leida e Leninha, você sempre
foi:
( ) Bem
atendido ( ) Mal atendido (
) Não conseguiu resolver o seu problema.
Quando necessitou de atendimento da secretaria, você sempre foi:
( ) Bem
atendido ( ) Mal atendido (
) Não conseguiu resolver o seu problema.
Quando necessitou de atendimento dos Agentes de Organização Escolar (inspetores), você
sempre foi:
( ) Bem
atendido ( ) Mal atendido (
) Não conseguiu resolver o seu problema.
Você considera a qualidade
da Merenda que é servida ao seu filho(a):
( )
Ótima ( ) Boa
( ) Ruim (
) Precisa melhorar ( ) Meu filho(a) não come a merenda da
Escola
Quanto à organização
da entrada e saída dos alunos, você considera:
( )
Ótima ( ) Boa
( ) Ruim (
) Precisa melhorar
Quanto à organização
do Recreio dos alunos, você considera:
( )
Ótima ( ) Boa
( ) Ruim (
) Precisa melhorar
Quanto à
comunicação sobre os eventos a serem realizados na escola (reuniões de
pais, festas, passeios):
( ) Sempre
recebo comunicado (bilhete) com antecedência sobre os acontecimentos a serem
realizados.
( ) Não
recebo comunicados (bilhete). Fico sabendo através dos colegas do meu filho(a)
ou por outras pessoas.
( ) Nunca
sou informado sobre os acontecimentos a serem realizados na escola.
Quanto à disciplina
dos alunos nesta escola, você considera:
( )
Ótima ( ) Boa
( ) Ruim (
) Precisa melhorar
Quanto à limpeza
da escola em geral, você considera:
( )
Ótima ( ) Boa
( ) Ruim (
) Precisa melhorar
ü
PARTICIPAÇÃO
DA FAMÍLIA:
Você acompanha as tarefas
e os cadernos do seu filho(a) diariamente:
( ) Sim (
) Não ( ) Às vezes
Você comparece a escola sempre que é solicitado:
( ) Sim (
) Não ( ) Às vezes
Você gosta de participar das reuniões de pais
bimestrais que a escola oferece:
( ) Sim (
) Não ( ) Às vezes
Você consegue tirar dúvidas com os professores do seu
filho(a) nas reuniões de pais:
( ) Sim (
) Não ( ) Às vezes
Você acha que os professores mandam pouca tarefa para
casa:
( ) Sim (
) Não ( ) Os professores não mandam tarefas para
casa.
Seu filho(a) tem horário e local adequado para os
estudos e realização das tarefas:
( ) Sim (
) Não ( ) Às vezes
Seu filho(a) comenta sobre os conteúdos trabalhados e
as atividades realizadas na escola:
( ) Sim (
) Não ( ) Às vezes
O que vc acha da agenda a ser adquirida na escola como
forma de comunicação entre a família e a escola:
ü
DEIXE SEU
RECADO:
Elogios:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Críticas:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Sugestões:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário