terça-feira, 17 de março de 2015

Prioridades da Escola Minervina na PPP

UFSCAR-UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
DED – DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
NOME DA CURSISTA: Eliana da Costa Caffer Markies

TURMA:    Grupo 1                                  PÓLO:AT8 São  Carlos
AT4.PV-Produção Textual 
DEFINIÇÃO DAS PRIORIDADES DA ESCOLA
No dia 11 de março na sala 12 da Escola Minervina, às 15 horas  foi realizada uma reunião com os membros  do Conselho de Escola para discussão e levantamento de prioridades da escola com o objetivo  de verificar nossa realidade e traçarmos ações no sentido de melhorar a educação oferecida a nossos alunos. 
Nesta reunião estavam  presente três  pais, dois funcionários, dois alunos, dois gestores e quatro professores.  
Inicialmente a diretora retomou com os presentes o diagnóstico  da escola falando sobre a caracterização do Bairro e da escola ( usando avaliação realizada no final do ano) para depois abrir a palavra e ouvir dos conselheiros presentes o que cada seguimento vê como prioridade.
A coordenadora que é conselheira pediu a palavra e fez um diagnóstico para os presentes dizendo que pedagogicamente a fragilidade da escola está na leitura e interpretação,  pois este ano embora tenhamos atingido as metas no IDESP as classes que temos estão no nível básico ou seja apenas o mínimo do que deveriam saber na série ou ano em que estão,  quando o ideal seria estar no nível adequado ou seja, sabendo todos os conteúdos  trabalhados naquela série/ano.
Diante disto, disse que a prioridade seria orientar os professores e dar respaldo em materiais pedagógicos para que os mesmos trabalhem o currículo adequadamente, preparem as rotinas dêem conta dos projetos de leitura, jornal, sacoloteca, etc 
A coordenadora explicou também que foi feita a avaliação em processo que é diagnóstica e  nossos quartos anos estão melhores este ano, mas a matemática ainda é uma fragilidade de todas as salas da escola. Uma mãe não conhecia a avaliação em processo e também sobre atividades do currículo trabalhadas  no EMAI (matemática) e lhe foi explicado.
As professoras colocaram como fragilidade a pouca participação da família apoiando e incentivando a aprendizagem dos filhos. Colocaram que a prioridade deveria ser conscientizar a família no cumprimento de seus deveres junto aos filhos, observando tarefas, verificação dos recados na agenda, reuniões, disciplina etc.
A vice-diretora Leida colocou que seria importante o pai conhecer e cobrar a parte pedagógica, se apropriar do que os filhos precisam saber em cada série, participar mais, estar mais próximo do processo ensino aprendizagem.
Os pais falaram da importância dos pais conhecerem mais o que acontece  na escola,  pois segundo elas, depois que passaram  conhecer e fazer parte da escola entenderam melhor todo processo.
Os conselheiros destacaram a prioridade física da escola que seria colocar um toldo na entrada, visto que nos dias de chuva todos se molham ao entregar ou buscar as crianças. Também solicitaram jogos que atendam as crianças durante o período do almoço, logo somos uma ETI e este espaço precisa ser ocupado com atividades atrativas. A diretora colocou que isto entrará no plano de ação da APM 2015.
Enfim, foi fechada a reunião com o consenso que a prioridade é melhorar o trabalho pedagógico através da melhoria do básico que é a escrita, leitura e matemática de nossos alunos.
A reunião foi proveitosa, a participação de vários seguimentos enriqueceu as discussões   e foi uma oportunidade de reflexão sobre diferentes olhares diante de um mesmo foco: melhorarmos a educação oferecida nesta instituição.   
 
   Fotos da Reunião do Conselho Escolar
  

   

2 comentários:

  1. Muito importante. Nossa escola dando um ótimo exemplo de boa gestão com a participação de todos

    ResponderExcluir
  2. Sabemos da importância da reunião com a comunidade escolar, que lindo nosso aluno dando sua opinião!!!

    ResponderExcluir