UFSCAR-UNIVERSIDADE FEDERAL
DE SÃO CARLOS
DED – DEPARTAMENTO DE
EDUCAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM
GESTÃO ESCOLAR
NOME DA CURSISTA: Eliana da Costa
Caffer Markies
TURMA: Grupo 1 PÓLO:AT8
São Carlos
AT4.PV-Produção Textual
DEFINIÇÃO DAS PRIORIDADES DA ESCOLA
No
dia 11 de março na sala 12 da Escola Minervina, às 15 horas foi realizada uma reunião com os membros do Conselho de Escola para discussão e
levantamento de prioridades da escola com o objetivo de verificar nossa realidade e traçarmos
ações no sentido de melhorar a educação oferecida a nossos alunos.
Nesta
reunião estavam presente três pais, dois funcionários, dois alunos, dois
gestores e quatro professores.
Inicialmente
a diretora retomou com os presentes o diagnóstico da escola falando sobre a caracterização do
Bairro e da escola ( usando avaliação realizada no final do ano) para depois
abrir a palavra e ouvir dos conselheiros presentes o que cada seguimento vê
como prioridade.
A
coordenadora que é conselheira pediu a palavra e fez um diagnóstico para os
presentes dizendo que pedagogicamente a fragilidade da escola está na leitura e
interpretação, pois este ano embora
tenhamos atingido as metas no IDESP as classes que temos estão no nível básico
ou seja apenas o mínimo do que deveriam saber na série ou ano em que estão, quando o ideal seria estar no nível adequado ou
seja, sabendo todos os conteúdos
trabalhados naquela série/ano.
Diante
disto, disse que a prioridade seria orientar os professores e dar respaldo em
materiais pedagógicos para que os mesmos trabalhem o currículo adequadamente,
preparem as rotinas dêem conta dos projetos de leitura, jornal, sacoloteca,
etc
A
coordenadora explicou também que foi feita a avaliação em processo que é
diagnóstica e nossos quartos anos estão
melhores este ano, mas a matemática ainda é uma fragilidade de todas as salas da
escola. Uma mãe não conhecia a avaliação em processo e também sobre atividades
do currículo trabalhadas no EMAI
(matemática) e lhe foi explicado.
As
professoras colocaram como fragilidade a pouca participação da família apoiando
e incentivando a aprendizagem dos filhos. Colocaram que a prioridade deveria
ser conscientizar a família no cumprimento de seus deveres junto aos filhos,
observando tarefas, verificação dos recados na agenda, reuniões, disciplina
etc.
A
vice-diretora Leida colocou que seria importante o pai conhecer e cobrar a
parte pedagógica, se apropriar do que os filhos precisam saber em cada série,
participar mais, estar mais próximo do processo ensino aprendizagem.
Os
pais falaram da importância dos pais conhecerem mais o que acontece na escola, pois segundo elas, depois que passaram conhecer e fazer parte da escola entenderam
melhor todo processo.
Os
conselheiros destacaram a prioridade física da escola que seria colocar um
toldo na entrada, visto que nos dias de chuva todos se molham ao entregar ou
buscar as crianças. Também solicitaram jogos que atendam as crianças durante o
período do almoço, logo somos uma ETI e este espaço precisa ser ocupado com
atividades atrativas. A diretora colocou que isto entrará no plano de ação da
APM 2015.
Enfim,
foi fechada a reunião com o consenso que a prioridade é melhorar o trabalho
pedagógico através da melhoria do básico que é a escrita, leitura e matemática
de nossos alunos.
A
reunião foi proveitosa, a participação de vários seguimentos enriqueceu as
discussões e foi uma oportunidade de
reflexão sobre diferentes olhares diante de um mesmo foco: melhorarmos a
educação oferecida nesta instituição.
Fotos da Reunião do Conselho Escolar
Muito importante. Nossa escola dando um ótimo exemplo de boa gestão com a participação de todos
ResponderExcluirSabemos da importância da reunião com a comunidade escolar, que lindo nosso aluno dando sua opinião!!!
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